Rating: 2.4/5 (107 votos)




ONLINE
3


FESTIVAL INTERNACIONAL DE PESCA DE 24 DE ABRIL A 2 DE MAIO



Total de visitas: 14531
Hospital Regional de Cáceres l
Hospital Regional de Cáceres l

Da Reportagem

O Hospital Regional de Cáceres aproveitando a oportunidade do FIP deu início ontem 19 a campanha de doação de sangue e que irá se estender até o dia 29, tendo como objetivo abastecer a UCT de sangue e a conscientização das pessoas para continuarem doando regularmente.

Cáceres com 100 mil habitantes ainda concentra um numero pequeno de doadores, sendo que o Hospital Regional está com deficiência de sangue em seu estoque, necessitando apelar para Cuiabá muitas vezes, especialmente devido o hospital ser referencia para os municípios circunvizinhos, atendendo diversas pessoas vitimas de acidentes, haja vista ser o centro traumatológico mais preparado da região.

Conforme Silvia Helena Franco de Oliveira enfermeira responsável pela unidade de transfusão, se o hospital tivesse uma coleta de 15 bolsas diárias, não estaria enfrentando esse problema de deficiência em seus estoques, mas as pessoas ainda não tem consciência da importância de se doar sangue podendo assim salvar inúmeras vidas que dependem da transfusão.

Segundo ela, o espaço entre uma doação e outra, oscila de 3 meses para homens e 4 meses para mulheres, explicando que o processo vai desde uma entrevista com o candidato a doador, a exames para ver se a pessoa está com a saúde perfeita para se efetuar a doação, salientando que este exame se refere ao teste de anemia que a taxa para homens é de 39% e para mulheres e de 38%.

Aos que receiam doar sangue por algum problema, Silvia orienta que doar sangue não engorda e nem emagrece não aumenta e nem diminui o sangue, não prejudica o doador em absolutamente em nada e alem de salvar vidas ele ainda conta com a ajuda do estado em isenção de taxa para vestibulares e concursos públicos.

Enfatizou a enfermeira Silvia, que em algumas cidades, o doador de sangue apresenta a carteirinha específica e paga somente meia entrada em cinemas, teatros e outros atrativos de lazer.

Conclui ela, a necessidade das pessoas terem a consciência da importância de ser um doador porque a vida humana não tem preço e nunca se sabe quem poderá vir a precisar de uma transfusão podendo ser até mesmo um parente nosso ou nós mesmos, não sendo necessário esperar um campanha para ser um doador basta procurar a UNIDADE DE COLETA E TRANSFUSAO do hospital Regional de segunda a sexta das 7:00 h ao 12:00 h, para maiores informações.

 
 
 
Notícia Postada em 20/04/2010